Vender Carro RJ… por que é diferente?

Estamos dando continuidade a segunda parte dos artigos sobre a venda de carros no Rio de Janeiro e suas particularidades. Vender carro RJ é um título que tem como principal objetivo chamar atenção não somente dos cariocas, mas também de quem mora no Rio de Janeiro e não é carioca, mas veio para a cidade oriundo de outro local do país. O nosso desafio é fazer as pessoas ficarem mais alertas às especificidades que são enfrentadas na hora de vender o carro no RJ. Sabemos que o Rio de Janeiro encontra-se em uma situação político-economica delicada, o que é uma pena, após tantos momentos inesquecíveis, tais como Olimpíadas e Copa do Mundo. Vender carro nunca foi uma tarefa simples, sempre exigiu cuidados e paciência, contudo, vender carro RJ ainda exige mais cautela e até mesmo uma dedicação ainda maior. A verdade é que alguns modelos, e algumas regiões do RJ, vem apresentando índices tão elevados de roubos que a contratação de seguro fica inviável, o que dificulta na hora de vender carro RJ. Vamos ver rapidamente alguns desses casos onde vender o carro RJ pode ser um problema por conta do preço do seguro.

Vender Carro RJ e o Valor do Seguro dos Principais Modelos

Os carros mais visados para roubo são, via de regra, os modelos mais populares, e com cores menos chamativas, em regra, as tradicionais preta, prata, dourado e branco. Obviamente, carros com modelos mais populares permitem que os bandidos possam reduzir a probabilidade de serem encontrados, seja na hora da fuga (se houver) ou em momentos posteriores, e ao mesmo tempo, possam ter mais facilidade de repassar os carros ou maior retorno na hora de vender carro RJ a desmanches.

Vender Carro RJ é Diferente? Preço do Seguro

No passado, trouxemos um post que explicava  qual carro devo comprar, e agora olhamos o assunto sobre outra perspectiva: como o comprador avaliar toda essa dificuldade de contratar um seguro, antes de fechar a compra de um modelo que é de certa forma preterido pelas seguradoras na hora de renovar o seguro. Sim, você precisa passar a considerar o preço do seguro na hora de comprar ou vender carro RJ… Então vamos lá, sem maiores suspenses: se o seu modelo é um dos queridinhos das seguradoras, tais como Corolla, Sandero, Tucson, Fit ou Ethios, o argumento do seguro é um ponto a favor na hora de negociar o preço do carro à venda. Por outro lado, se você quer vender carro RJ e seu automóvel é um Voyage, Palio Weekend, Cerato ou HB20, prepare-se para abrir mão do preço caso o interessado tenha feito o dever de casa e pesquisado o valor do seguro do carro. Nossa recomendação é que você pesquise com antecedência sobre o aumento do preço do seguro para vender carro RJ, e assim possa avaliar se tem maior ou menor capacidade de barganha com os interessados.

Vender Carros RJ e os Principais Locais Afetados Quanto ao Preço do Seguro

Conforme mencionado no primeiro post sobre a venda de carros no Rio de Janeiro, houve um número superior a duzentos carros roubados por dia em março de 2018, o que se trata de um recorde. A quantidade de veículos roubados por hora superou 7 carros.

Contudo, é natural que esses números não tenham crescido de maneira uniforme em todo o Rio de Janeiro. Alguns locais apresentaram maior elevação da violência e portanto, contribuíram ainda com maior peso para o aumento de carros roubados. As seguradoras trabalham seus controles internos e afinam cada vez mais o underwritting para identificar distorções desse tipo e precificar de forma mais apurada o valor do seguro, e o local da residência do segurado, bem como o local do trabalho e o trajeto percorrido diariamente, são alguns dos fatores considerados para agravar o preço cobrado pelo seguro.

Segundo diversas matérias divulgadas em sites na internet, a zona norte apresenta os maiores valores de seguro, com impacto principalmente em locais como Manguinhos, Pavuna e Rocha Miranda. Determinadas empresas seguradoras inclusive evitando aceitar seguro de veículos nesses locais. Portanto, caso você vá vender o seu carro a alguém que circule em regiões de maior risco, poderá ser importante considerar esse ponto na hora da negociação final.

Vender Carro RJ é Diferente? Final – Dez Dicas Na Hora de Vender o Carro

O valor do seguro é um grande ponto de decisão na hora de comprar um veículo, e, portanto, precisa ser considerado de forma estratégica pelo vendedor, até por que caso demore a vender o carro, o dono pode precisar acabar arcando com o valor da renovação. Esperamos ter trazido esse alerta a todos e em breve teremos a última parte da sequência de artigos Vender Carro RJ – Final, onde traremos as dez melhores dicas para se considerar na hora de vender o carro.