Não importa o modelo, ano, categoria ou até quanto custa um carro, um fato que ninguém pode mudar é que todos eles rodam sobre 4 pneus. E você? O que sabe sobre este elemento fundamental presente em todos os carros? Afinal, quando é a hora para trocar, como comprar, qual tipo escolher e muito mais! No post de hoje, vamos fala tudo sobre pneus automotivos.

Até mesmo as pessoas mais experientes podem apresentar alguma dúvida no que diz respeito ao tema. O estado dos pneus também é importante na hora de vender seu carro usado, pois é um dos itens que chama a atenção para quem está interessado em comprar seu veículo. Com isso, nos sentimos na obrigação de dividir algumas dicas e informações valiosas sobre este elemento precioso em nossos carros. Vamos nessa?

tudo sobre pneus1 – Quando devo trocar os pneus?

Obviamente não estamos falando daquelas situações chatas quando o pneu fura ou fica danificado, mas sim sobre manutenção. Cada fabricante apresenta uma “validade” para seus pneus e que varia de acordo com as marcas. É importante saber que todos os pneus devem ter sulcos com, no mínimo, 1,6 mm de profundidade. Mas para que devemos ter essa informação? Pois então, ao redor do pneu há marcas que indicam quando o limite foi atingido, e assim ficará fácil saber quando está no momento certo de realizar a troca.

tudo sobre pneus2 – O que é rodízio de pneus e para que serve?

Outra coisa que sempre ouvimos falar. Bem, como o nome já diz: rodízio é troca dos pneus dianteiros e traseiros, com o objetivo de equilibrar a vida útil destes elementos do carro e garantir sempre uma boa estabilidade em situações de curvas e nas frenagens. Geralmente, o rodízio deve ser realizado a cada 10 mil km rodados. Porém, é importante ver as recomendações da montadora do carro porque apesar de ser uma recomendação quase que unânime, marcas como BMW, Renault e outros são contra. Portanto, fique atento ao manual do seu veículo nos capítulos que explicam tudo sobre pneus.

 tudo sobre pneus3 – Que cuidados devo ter para que os pneus durem mais tempo?

Assim como outras partes do carro, os pneus também podem ter a vida útil estendida se o proprietário tomar alguns cuidados básicos. Mantenha a calibragem em dia, geralmente uma vez por semana é bacana. Para calibrar corretamente, o ideal é calibrar os pneus quando estiverem “frios”, ou seja, tendo rodado no máximo 3km e em baixa velocidade. Calibrar os pneus no meio de uma viagem ou com os mesmos aquecidos é ruim pois a pressão interna é diferente quando estão dessa maneira.

Não manter uma calibragem correta pode fazer com que a vida útil dos pneus seja reduzida em 45% e o consumo de combustível do carro pode aumentar em 4%, segundo dados da fabricante de pneus Continental.

Outras dicas são: fazer rodízio periódico dos pneus conforme orientação da fabricante – veja o item anterior e relembre como fazer. É importante evitar aceleradas e freadas bruscas porque são as principais atividades que fazem os pneus desgastarem precocemente.

tudo sobre pneus4 – O pneu estourou. O que fazer?

Primeiramente, mantenha a calma e não freie bruscamente. Uma vez que você percebeu que o pneu está furado ou estourou, procure manter o veículo em linha reta e reduza a velocidade paulatinamente até ter total domínio do veículo. Após tomar estas atitudes, é importante que sinalize para outros motoristas e, em seguida, saia com cuidado para o acostamento ou alguma área segura para estacionar o carro.

Apesar disso, atualmente as novas tecnologias usadas pelas fabricantes estão tornando raro o estouro de pneu. Além disso, boa manutenção e cuidados preventivos são fundamentais para afastar ainda mais o risco de enfrentar uma situação assim.

tudo sobre pneus5- Chegou a hora de comprar pneus novos. O que fazer?

A dica primordial para comprar novos pneus é saber, antes de tudo, qual modelo que veio no seu carro de fábrica e quais semelhantes você pode colocar no veículo sem que comprometa o conjunto.  Outra questão: a classificação dos pneus em relação à velocidade deve ser compatível ao seu automóvel. Portanto, verifique no manual do carro quais são os modelos indicados para você comprar.

Existem algumas variações nos tipos de pneus, alguns mais voltados para uso em asfalto e outros terrenos de terra e lama. Então, você também precisa ver qual a sua rotina e uso para adequar seus pneus a isso.

Sobre o preço: Pesquise! Existem muitas marcas que fabricam pneus semelhantes. Então, uma vez que você decidiu o tipo e modelo do pneu, pesquise as opções das melhores marcas para o seu pneu e também veja em diferentes lojas e locais. Muitas vezes você pode achar uma promoção legal, até com serviços de balanceamento e alinhamento inclusos. Agora que você chega até aqui e já sabe tudo sobre pneus, já poderá fazer uma compra segura.