Escolher qual carro comprar pode ser uma tarefa bastante simples ou um enorme desafio, tudo isso depende do quanto você sabe sobre carros e também se realmente tem ideia do que você precisa de acordo com suas necessidades. Mas, fique tranquilo ou tranquila pois neste post vamos te dar dicas e ao final do texto esperamos que já tenha em mente alguns modelos.

 

qual carro comprarO primeiro passo: Quem sou eu?

A pergunta do tópico é referente a sua rotina, necessidades, personalidade e tudo que possa ser de grande influência para decidir qual modelo ou marca comprar. Pode parecer um detalhe, mas você vai perceber o quanto isso é fundamental.

Vamos enumerar uma série de perguntas que você deverá responder a fim de identificar suas necessidades para que possamos achar uma categoria e modelo que vá de acordo com o que você precisa. Ah isso é uma regra? Claro que não. Mas certamente diminuirá as chances de que se arrependa ou esteja com um carro que não te atenda.

 

 

venda bem seu usado1 – Você mora numa cidade que sofre com engarrafamentos?

Sua rotina pode ser determinante para escolher o carro. Se você irá usar diariamente o veículo para o trajeto de casa para o trabalho, o ideal é que opte por conforto. A sugestão para esse quesito é que teste o carro antes. Faça um teste drive, sente e ajeite o banco para simular sua experiência ao volante. Se você vai passar muitas horas durante a semana dentro do seu carro, que ele seja realmente confortável para que sua rotina não seja desgastante.

 

2 – Costuma viajar para o interior com frequência? (Estradas de terra)

Se você passa a semana na cidade, mas está sempre com um pé na “lama” ou na terra, é importante que seu carro tenha condições de acompanhar esse ritmo. Se você se encaixa nesse quesito, há ótimas opções para você nas categorias de SUVs e dos carros com versões “cross”.

Costumam atender muito bem a quem mora na cidade e têm ótima capacidade para lidar com estradas de terra devido a maior altura para o chão, acerto das suspensões e outros itens voltados para este terreno. Lembrando que se sua “praia” é fazer trilhas pesadas, o melhor é partir para os carros “aventureiros” e mais preparados para o desafio.

 

3 – Anda sozinho ou tem família grande?

Este item é bem fácil: estamos falando de espaço. Procure comparar capacidades para porta-malas, espaço interno e itens como fixação para cadeirinha de bebê e trava vidros e portas para crianças. Mesmo carros compactos oferecem versões sedan que podem suprir muito bem sua necessidade de espaço. Aqui, sua pergunta deve ser: qual carro comprar para transportar minha família?

 

4- Você costuma transportar muita carga?venda bem seu usado

Aqui, estamos falando de capacidade para transportar cargas, indo além de malas em viagens. Se você trabalha com equipamentos mais pesados, ou quer transportar motos e outros objetos que exigem espaço e estrutura do carro, procure veículos com caçamba, além de caminhonetes. Você pode pagar mais caro, mas se for realmente sua necessidade estará com um carro que “aguenta o tranco”.

 

5 – Qual carro comprar: mecânica mais apurada ou design moderno e atraente?

Não estamos afirmando que você pode ter ou um ou outro. Muitos modelos reúnem o melhor da mecânica e design, mas em muitas situações será preciso determinar uma prioridade. Felizmente, nos dias atuais os carros 0 km oferecem um conjunto mecânico mais moderno e cada vez mais preocupação com design.

 

 

6 – Consumo de combustível é prioridade para você?venda bem seu usado

Este quesito pode ser o primordial para determinar qual carro comprar, visto que o custo do combustível está sempre em ascensão no Brasil. Por sorte, é muito fácil descobrir se um carro é econômico ou não. Todos os veículos vêm com um selo do Inmetro com o consumo médio para cidade e estrada. Este valor é um cálculo médio e há outros fatores que influenciam a autonomia como o jeito de dirigir, o tipo de trajeto e a manutenção do carro.

De qualquer maneira, eles podem dar uma ótima noção do que você vai encontrar ao compra-lo. Certamente um carro compacto será mais econômico do que um SUV, mas você pode fazer comparações dentro de cada categoria para ter uma base melhor.

 

venda bem7 – Potência é o que você busca?

Se sua intenção é ter força de arranque, ultrapassagem, capacidade de retomada em curvas e desempenho você precisa ficar atento ao número de cavalos do carro, peso e as relações de torque e peso x potência. Isso é até mais importante do que decidir entre 1.6 ou 2.0 etc… O mercado já apresenta muitas opções de motores 1.4 ou 1.6 turbo. Portanto, procure saber a cilindrada e o quanto o motor oferece. E claro: faça um teste drive.

 

8 – Exige um câmbio automático ou se vira bem com um carro manual?venda bem seu usado

Muitos carros apresentam versões manuais e automáticas para o mesmo veículo. Atualmente o valor de diferença entre ambos não é tão alto. Se você tiver condições de optar pelo automático, certamente estará com uma opção mais confortável e com valorização na venda. É uma decisão bastante pessoal, mas se você nunca dirigiu um carro automático, faça um teste e experimente, pois, pode mudar seus conceitos.

 

venda bem seu usado9 – Flex, gasolina ou diesel?

O diesel é o combustível mais em conta, com exceção do GNV, mas restrito a alguns modelos como SUVs e caminhonetes. Em geral, elevam bastante o valor do preço do carro. Uma versão a diesel pode saltar mais de 25 mil reais em relação a flex ou a gasolina. Se você mora em uma cidade grande, o carro flex pode ser uma boa pedida. Infelizmente o preço do álcool também está elevado e não chega a ser algo ruim ter um carro somente a gasolina.

 

10 – Beleza é tudo?

Quando não estamos muito familiarizados com carros o design é aquilo que mais nos chama a atenção. “Ah acho aquele carro bonito, legal”. Bem, é claro que isso é um quesito importante, afinal quem vai querer algo que não ache bonito esteticamente? Mas, lembre-se que o carro é um conjunto e todos os itens acima devem ser levados em conta, inclusive o design.

venda bem seu usado