Melhores carros para a famíliaQuando você pensa em quais seriam os melhores carros para a família, obviamente você considera a sua realidade. Ou seja, o melhor carro para a família vai depender das características de cada família em específico. Um casal recém-casado certamente vai ter algumas necessidades diferentes de um casal que já tem um filho, e a esposa está grávida do segundo, ou do casal que simplesmente já tem dois filhos e está aguardando a chegada do terceiro bebê. Há ainda os casais que, além dos filhos, possuem animais domésticos que são também parte integrante da família. Nesse caso, o melhor carro vai depender do porte do cachorro, por exemplo, pois não será possível leva-lo no banco traseiro junto com mais um filho do casal. E as famílias que realmente são grandes, com filhos e animais domésticos, e que possuem hábitos familiares tais como viajar no final de semana? Quais seriam os melhores carros para a família que tem muitos filhos? Quais seriam os melhores carros para a família que possui animais domésticos? Outro ponto interessante: o carro mais indicado para uma família pode mudar ao longo do tempo, a medida em que os filhos crescem. Então cada família terá necessidades específicas, em diferentes momentos. Há ainda o caso da família que está passando por algum tipo de restrição no orçamento, seja por que o pai ou a mãe estão desempregados, ou simplesmente por que a renda mensal familiar precisa ser redirecionada para fazer frente a outras demandas de investimento, tais como estudo dos filhos, obras ou reformas em casa ou ainda uma situação de saúde inesperada que exija gastos não previstos. O carro mais indicado, nesse caso, é o carro mais econômico, por exemplo. O casamento, ou a chegada de um novo filho, ou até mesmo uma mudança de residência, podem ser fatores que nos levam a repensar o modelo atual do carro, para ter o melhor carro para a família. Nesse contexto, vamos hoje trazer algumas alternativas sobre os melhores carros para a família.

Melhores carros para a família, considerando os diversos perfis de carros e famílias

Como vimos anteriormente, o melhor carro para família é um tema abrangente e que pode ter várias visões diferentes, tendo em vista a realidade de família, seus hábitos, seu orçamento, sua composição, e outros pontos. Sendo assim, elencamos aqui 3 tipos diferentes de perfis de carros que julgamos serem os mais representativos na hora de procurar o melhor carro para a família. Para cada perfil, vamos trazer os 5 principais representantes, ou seja, os carros considerados mais adequados para cada perfil de família.

Melhores carros para famílias muito grandes, com ou sem animais de estimação

Neste item, estamos tratando de famílias com no mínimo 3 filhos, e que eventualmente possa ter um animal doméstico de grande porte – por exemplo, um cachorro. São carros com uma maior quantidade de assentos e um bom espaço na mala para levar o cachorro, e eventualmente brinquedos ou malas. Os carros mais indicados, nesse caso, são os carros de 7 lugares. Os carros de 7 lugares, em sua maioria, além de mais espaço para passageiros, possuem malas superdimensionadas que permitem conduzir um cachorro de médio e grande porte com algum conforto e segurança. Por outro lado, por serem veículos maiores e mais pesados, os automóveis de 7 lugares são menos econômicos, e, apesar da maioria possuir uma boa motorização, nem sempre apresentam uma performance diferenciada. Carros de 7 lugares são a melhor opção para trazer um conforto superior para famílias grandes e que costumam viajar com frequência de carro.

1) Zafira – Chevrolet: Saiu de linha em 2012, deixando saudades em muitos proprietários. Foi o primeiro carro de 7 lugares produzido no Brasil, possui excelente espaço interno, além de proporcionar boa postura e ampla visibilidade para o motorista. A Chevrolet substituiu a Zafira pela Spin.

2) Gran Livina – Nissan: Foi vendida no Brasil somente de 2009 a 2015, ano em que saiu de linha. Era uma boa opção de carro de 7 lugares. Seu sistema de deslizamento e bancos rebatíveis em 180 graus eram uma facilidade a mais de acesso para o sexto e sétimo passageiro.

3) Spin – Chevrolet: É considerado a alternativa racional de carro de 7 lugares para famílias grandes que viajam muito, e para os taxistas, devido às dimensões de sua mala. Trouxe a novidade de um sistema de grade dianteira ativa, que possui aletas móveis de refrigeração que abrem e fecham. Quando fechadas, o consumo reduz drasticamente, alcançando economia de até 30% no combustível.

4) JAC 6 – JAC: Ainda vivemos um grande preconceito com os carros chineses, contudo, este é um caso a parte. O JAC 6 possui um interior bem trabalhado, e já vem com diversos acessórios como sensor de estacionamento, isofix (fixador de cadeira infantil), ar condicionado digital, dentre outros. Considerando a configuração do carro para um automóvel de 7 lugares, seu custo-benefício pode ser bem interessante.

5) Freemont –  Fiat: Carro traz verdadeiro conforto  para grandes famílias. Possui alguns pontos negativos como o fato de ser muito baixo, por outro lado, o espaço interno é excelente. Possui uma boa estabilidade para o porte do veículo e é uma das opções mais luxuosas dentre os carros de 7 lugares. Saiu de linha em 2017.

Melhores carros para a família em relação ao custo-benefício

Neste caso, consideramos os veículos que são os mais desejados para casais que já tem um filho e eventualmente estão aguardando a chegada de mais um novo integrante da família. Esses carros também possibilitam ao proprietário conduzir animais domésticos de pequenos portes. São casais que até viajam com o carro, mas sua utilização é mais dedicada para circulação diária, seja de um dos pais para o trabalho, ou para levar e trazer as crianças para o colégio. Em geral são veículos do tipo sedan, e são mais escolhidos pelas famílias pelo amplo espaço interno e pela capacidade do porta-malas. Trazemos a seguir algumas alternativas para os orçamentos mais limitados, e outras para aqueles que querem comprar um carro que toda a família vai curtir, inclusive quem estiver ao volante.

1) Logan – Renault: Se destaca por ser muito confortável, e trazer também vários acessórios interessantes, além de um grande porta-malas. O carro é uma ótima opção para as famílias quando se encontra um modelo seminovo em excelente estado. Comprar um Logan zero km pode não ser uma boa alternativa, devido ao fato de desvalorizar muito nos primeiros anos de uso.

2) Ethios Sedan – Toyota: Motor 1.5 japonês surpreende com excelente performance e consumo abaixo do esperado. Contudo, o principal diferencial do carro é o espaço interno no banco de trás e a dimensão do porta-malas.

3) Cobalt – CHEVROLET: Possui um bom espaço interno, porta-malas dentre as maiores da categoria, uma suspensão macia, com bastante segurança e estabilidade na direção. Por outro lado, o motor apresenta tecnologia ultrapassada, com baixa potência, e apesar de ter uma boa arrancada, apresenta desempenho abaixo do esperado. Sua versão 1.4 saiu de linha em 2016, e hoje só dispõe de modelos 1.8 à venda.

4) Corolla –  Toyota: O japonês é carinhosamente conhecido como “carro de tiozão”, contudo, a verdade é que surpreende a todas as faixas etárias, principalmente por sua robustez e também pela elevada liquidez. Modelos seminovos e até mesmo usados em bom estado são vendidos em menos de uma semana, com preferencia para aqueles com cambio automático. Tudo isso se justifica pela sua trajetória de sucesso no mercado brasileiro, que trouxe uma reputação muito forte para o carro, mesmo após quase 30 anos de vendas no país, e depois de diversas remodelagens. É considerado um carro de luxo para famílias tradicionais que podem investir um pouco mais na compra de um automóvel.

5) Civic – Honda: Outro japonês bem conhecido dos brasileiros, que alterna posição de destaque em vendas na categoria com o Corolla. Ao contrário de seu principal concorrente, o Civic apresenta um modelo mais ousado. A inclinação do vidro da frente aumenta o espaço entre o motorista e o para-brisa, e gera benefícios sensíveis ao equilíbrio aerodinâmico do veículo, quando em movimento. Além disso, o carro é mais largo, mais baixo e possui suspensão independente na traseira. Tudo isso torna o Civic o melhor esportivo para as famílias.

Melhores carros para a família considerando limitações no orçamento

O que se leva em conta nessa última categoria é o orçamento destinado à compra e manutenção do veículo da família, incluindo os gastos com combustível. Em geral, são carros populares em suas versões sedan, com alguns acessórios, contudo, e o mais importante, é que são automóveis que vão exigir baixo investimento e despesas controladas.

1) Ka + 1.0 – Ford: Motor traz 85 cv de potência, e apresenta boa performance, possui assistente de subida em rampa, controle de estabilidade e de tração, e outros acessórios. O carro também surpreende pelo excelente espaço interno, pela excelente acústica, e por um item que pode fazer a diferença na categoria dos 1.0 sedan: possui um excelente custo-benefìcio. Ou seja, pode ser considerado um carro de família seguro, barato e com boa performance.

2) Prisma 1.0 – Chevrolet: Modelo possui um conjunto aerodinâmico estável e se destaca pelo baixo consumo de combustível, tanto na estrada quanto na cidade. O porta-malas é destaque na categoria, mesmo se comparado a sedans médios. Por outro lado, seu motor é ultrapassado, da mesma família do Corsa, Celta e Classic.

3) Voyage 1.0 – VW: Para comprar zero km, torna-se uma alternativa totalmente fora de preço. Contudo, os modelos seminovos com mais de 3 anos de uso já incorporam a desvalorização que ocorre após a saída da concessionária e entregam excelente valor. O Voyage apresenta baixo custo das revisões, baixo consumo (principalmente em estrada), excelente espaço interno, itens de conforto acima da concorrência e porta-malas amplo.

4) HB20S 1.0 – Hyundai: O carro apresenta design inspirado em modelos superiores da marca, bom acabamento interno e diversos porta-objetos no carro. É um carro que se destaca pela estabilidade e itens de série. Por outro lado, é importante ficar atento ao elevado custo de manutenção para a categoria, e é preciso ter cuidado com a utilização da mala, pois a suspensão traseira pode chegar ao final do curso com facilidade.

5) Versa 1.0 – Nissan: Motor três cilindros com bom rendimento, suspensão macia e estabilidade na direção elétrica. Apresenta destaque no consumo de combustível e também em relação ao espaço interno, quesito em que surpreende a maioria das pessoas. O custo de manutenção é baixo e a garantia é de 3 anos. Um ponto negativo do carro é a acústica, que não chega a ser um quesito dos mais exigidos pelo mercado, contudo, é algo que pode incomodar bastante os passageiros em viagens.

Enfim… qual é o melhor carro para a família?Consultoria para comprar o carro ideal

Procuramos abordar, neste artigo, uma nova visão em relação aos melhores carros para a família. Após nossas pesquisas junto a consultores especialistas na compra de carros, concluímos que há três tipos principais de carros, obviamente alinhados às grandes demandas das famílias em relação à quantidade de integrantes, seus hábitos e restrições orçamentárias. Recomendamos que, caso você precise de mais detalhes na hora de escolher o carro mais adequado para você, procure apoio profissional adequado na compra de seu carro.