Economizar gasolina… quem não quer? Hoje em dia, com os preços dos combustíveis em geral em crescente escalada, economizar gasolina, ou economizar álcool, pode ser um excelente negócio. Mas as dicas que vemos por aí são, muitas vezes, pouco práticas, ou seja, difíceis de implementar no dia a dia. Por isso, nosso principal objetivo nesse artigo é trazer dicas infalíveis para você economizar gasolina. Você pode seguir todas elas ou parte delas, que vai funcionar. Logo vai perceber o quanto pode economizar combustível no seu dia a dia.

Como Economizar Gasolina

Calibrar os pneus para economizar gasolina

Simples e de graça. Mantenha os pneus na pressão correta. Pneus fora da pressão ideal podem fazer com que o carro precise de maior esforço para rodar. É muito simples manter os pneus calibrados. Basta pedir ao frentista do posto de gasolina para fazer isso. Umas duas ou três vezes por mês é suficiente. Caso você circule muito com o carro, faça com uma frequência maior.

Adeque o uso do ar condicionado para economizar gasolina

Tudo bem, moramos no Brasil, e aqui faz muito calor. Contudo, nem sempre é preciso ficar com o ar condicionado ligado. Por exemplo, a noite, ou em estradas, você pode repensar a utilização do ar condicionado. Isso vai ajudar a salvar alguns litros de combustível no tanque. Outra dica infalível é procurar parar o carro em locais com sombra. Com certeza vai evitar que você precise ligar o ar no máximo ao dar a partida no carro.

Desligar o motor no sinal para economizar gasolina

Observe o tempo em que você fica parado no sinal durante os seus trajetos mais rotineiros. Os sinais ficam fechados por um minuto e meio, e você está consumindo gasolina durante esse tempo. Então se você precisa parar em 6 sinais durante o seu trajeto, vai manter o seu carro consumindo gasolina por quase dez minutos. E isso é desnecessário, além do que ocorre na ida, e mais dez minutos na volta. Serão 20 minutos por dia. Sugestão: procure desligar o carro durante o tempo em que estiver parado nos sinais. Parece bobagem, mas isso pode fazer diferença nas despesas com combustível.

Manter o carro pesado pode gerar maior consumo de gasolina

Algumas pessoas utilizam o carro não somente como meio de transporte, mas também como armário. Entulham o carro com várias coisas. Lembra aquele amigo que carrega uma churrasqueira de ferro na mala do carro? Pois é. O que acontece é que quanto mais peso no carro, maior o esforço do motor em fazê-lo anda. Assim, maior será o consumo de combustível. Entao evite manter objetos pesados desnecessariamente dentro do carro.

Trocar de marcha de forma irregular pode dificultar a economia de gasolina

Nos carros automáticos, a troca de marcha é realizada pelo próprio mecanismo do veículo. Contudo, carros “manuais” exigem que você troque as marchas. Por exemplo, você utiliza marchas de força para tirar o carro da inércia e coloca-lo em movimento. Ou então para enfrentar pistas íngremes. Verifique no manual do seu carro qual é a melhor forma de guia-lo, trocando as marchas no momento adequado. Além de ajudar na manutenção da caixa de marcha, tal cuidado vai faze-lo economizar bastante gasolina.

Conduzir o carro de forma tranquila pode ajudar a economizar gasolina

Essa é uma dica que é velha conhecida de todos, porém nem todo mundo coloca em prática, apesar da simplicidade de transforma-la em um hábito. A dica é evitar acelerações muito bruscas. Quanto mais o carro mantiver uma velocidade constante, sem troca de marchas, e com o giro em um nível adequado, sem forçar o motor, mais você irá evitar o aumento do gasto de gasolina. Algumas pesquisas indicam que fazer disso uma rotina pode gerar uma economia de até 20% no combustível, além do que é bem mais prudente e pode evitar acidentes!

Manter as janelas fechadas para economizar gasolina

Veja que notícia interessante? Ao manter as janelas fechadas, você ajuda no equilíbrio aerodinâmico do veículo por isso, ele faz mesmo esforço para se mover, com menor resistência do ar. Assim, você vai com certeza economizar alguns litros de combustível mantendo as janelas fechadas, principalmente nas estradas.

Vender carro e comprar outro mais econômico pode ser uma alternativa, contudo, nosso objetivo foi trazer aqui as principais dicas práticas e infalíveis que geram uma grande economia de combustível, sem maiores dificuldades. Veja que nenhuma delas exige que você troque equipamentos do veículo, apenas chamam atenção para o fato de que é muito simples economizar gasolina, o que vai te fazer gastar menos dinheiro. E, ao mesmo tempo, o meio ambiente agradece, pois será menos poluído!